Páginas


Para acessar os Blogs do Castelinho clique aqui!

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Ideologia


O texto abaixo foi proposto para as turmas doa primeiros anos da manhã (101 a 110) pelo professor Marcos para reflexão em sala de aula.
O termo ideologia foi criado no século XIXpor Destutt de Tracy, filósofo e político francês, para designar uma “ciênciade ideias”. Foi com Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895) que oconceito se tornou mais conhecido.
Segundo Marx, ideologia é o conjunto derepresentações e ideias, bem como de normas de conduta, por meio das quais oindivíduo é levado a pensar, sentir e agir da maneira que convém à classe quedetém o poder. Portanto, a ideologia:
  • Constitui um corpo sistemático de representações que nos ensinam a pensar e de normas que nos ensinam a agir.
  • Determina a relação entre os indivíduos e as condições de existência deles adaptando-os às tarefas prefixadas pela sociedade.
  • Camufla as diferenças de classe e os conflitos sociais, ora concebendo a sociedade harmônica, ora justificando as diferenças existentes.
  • Garante a coesão social e a aceitação sem críticas das tarefas mais penosas e pouco recompensadoras, em nome da vontade de Deus, do dever moral ou simplesmente como decorrência da ordem natural das coisas.
  • Mantém a dominação de uma classe sobre outra.
Característicasda ideologia
            É interessante observar que aideologia não é uma mentira que a classe dominante inventa para subjugar aclasse dominada, porque inclusive os que se beneficiam dos privilégios estãoimpregnados por ela, e também eles se convencem da verdade dessas ideias. 
  • Naturalização: consiste em aceitar como naturais situações que na verdade resultam da ação humana e, como tais, são históricas. Por exemplo: afirmar que desde sempre existiam pobres e ricos, sendo impossível mudar esse conceito de estado de coisas.
  • Universalização: os valores da classe dominante são estendidos aos que a ela se submetem.
  • Figura. Ideologia. Retirada a Associação
    Brasileira de advogados do povo.
  • Abstração e aparecer social: as representações ideológicas não referem ao concreto, mas ao aparecer social.
  • Lacuna: a universalização e a abstração supõem uma lacuna ou a ocultação de algo que não pode ser explicitado, sob pena de desmascarar a ideologia. Por isso, ela é ilusória, não no sentido de ser “falsa ou errada”, mas por ser uma aparência que oculta a maneira pela qual a realidade social é produzida.
  • Inversão: a ideologia representa a realidade invertida, ou seja, o que seria a origem da realidade é posto como produto e vice-versa: o que é efeito é tomado como causa. Exemplo: segundo a ideologia burguesa, a desigualdade social resulta de diferenças individuais: os indivíduos são desiguais por natureza, e a desigualdade social é, portanto, inevitável. Se o filho do operário não melhora o padrão de vida, a explicação ideológica atribui o insucesso à incompetência, falta de força de vontade ou indisciplina.

quarta-feira, 9 de março de 2011

O que é um blog? Blog em Sala de Aula?



Blog é uma abreviação de web log - "diário na Web". É um espaço interativo com registros freqüentes de informações. No início, as pessoas usavam os blogs como diários pessoais. Hoje, algumas pessoas além de utilizá-los para organizar as idéias, controlam discussões importantes com milhares de outros internautas ao redor do mundo. Jornalistas usam blogs para divulgar as últimas notícias ou revelar suas idéias particulares. Educadores(as) e educandos(as) constroem seus portfólios utilizando os blogs. Profissionais liberais apresentam seus trabalhos. Poetas e escritores rascunham seus escritos. Portanto, atualmente, eles são usados para qualquer tipo de conteúdo, sendo utilizados para diversos fins.

O seu blog pode ter a forma que você quiser. Há milhões de blogs, de todos os tamanhos e formatos.



Blogando você se conecta com o mundo, recebe visitas que podem fazer comentários sobre o que você postou, acrescentar um link ou lhe enviar emails. Você pode ou não dar continuidade ao diálogo pela internet e saber mais sobre quem que lê ou comenta no seu blog.

O blog, sendo um recurso da internet utilizado por um número expressivo de pessoas, não pode ser ignorado por nós educadores, principalmente pelas possibilidades que ele oferece como recurso pedagógico.


Práticas de produção escrita e de leitura são beneficiadas e estimuladas através desse recurso, permitindo que tanto uma quanto outra atividade citada seja de fato permeada de sentido, já que permite a presença do outro, ocupando ora a posição de leitor, ora a de escritor, em um contexto real de comunicação.


Professoras Erika e Paola Scheifer